quarta-feira, 21 de março de 2012

Simbologia Oficial do Município - Brasão


1.8 Simbologia Oficial do Município

Brasão do Município
O Brasão da cidade de Assis Chateaubriand teve sua criação e desenho pelo cartógrafo Paulo Novaes Silveira, descrito no dia 23 de julho de 1966, que através do seu memorial descritivo pode ser assim historiado segundo o simbolismo de suas figuras e cores:
Escudo: Modelo português, tradicionalmente usado no Brasil.

Castelo com três torres: ao cimo do escudo representa a sede do Município com seu poder, sua autoridade e suas leis.
Um sol em cor vermelha com raios bem destacados, ao lado direito, sobre um quadrilátero prateado, lembra o antigo nome da cidade “Tupãssi”. Na tradução do tupi-guarani, Tupã quer dizer “Deus do Raio”, e Si “Mãe do Deus Raio”, o grande sol, com sua força geradora de energia, derramando seus raios de luz e calor sobre a terra, fecunda-a e sustém-lhe a vida. Representa no brasão, aquilo que os primeiros povoados quiseram dizer da região, com seu primitivo nome.

Um livro aberto e sobre ele, uma pena de escrever sobre um quadrilátero em cor ouro, ao lado direito, falam do nome definitivamente dado ao Município.
O livro e a pena são uma homenagem àquele que ocupa a 27.ª Cadeira na Academia Brasileira de Letras, escritor e jornalista emérito, a quem muito deve o nosso país e que deu o nome à cidade de Assis Chateaubriand.
Faixa ondulada em azul, cortando o escudo de leste a oeste representa o Rio Piquiri, que banha o Município e lhe serve de divisa com outros Municípios.


Galho de trigo em campo verde simboliza a fertilidade da terra e abundância das messes. Lembra ainda as matas virgens que cobrem vastas áreas e as lavouras que se renovam sucessivamente.
Galho de milho e de café em cereja, contornando o brasão, lembram a diversidade agrícola do Município.
Faixa branca com os dizeres “Para frente cidade Assis Chateaubriand”, arremata o brasão. Estas palavras dizem da confiança e da fé que se deposita naqueles que farão o progresso da urbe e que as receberam de mãos destemidas e laboriosas.


20-8-66 / 20 de agosto de 1966: data que registra a criação do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário